Foto: Bruno Nogueira
Daniel Drexler é um músico e compositor uruguaio que ao longo de mais de 30 anos de carreira foi distinguido com inúmeros prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais. Sua obra abrange nove discos e um livro onde analisa os processos criativos das suas composições. Com um pé em suas raízes regionais e outro no mundo, transita na canção pop com influências de gêneros folclóricos urbanos e rurais do Rio de la Plata. Suas letras exploram o mundo da poesia, assim como o da ciência e filosofia.
Sua obra é marcada pela criação de diferentes universos sonoros, conceituais e geográficos, onde as fronteiras são líquidas. Em Vacío (2006) mergulhou nas dúvidas existenciais e uniu a música uruguaia com a música pop. Com Micromundo (2010) percorreu os universos paralelos e a dialética macro e micro, a ideia de que o grande contém o pequeno e o pequeno imita o grande. Em Mar Aberto teve como referência criativa o álbum clássico de Miles Davis "Kind of Blue" e a “Modernidade líquida” de Bauman. Em Uno (2017) explorou a ideia de que somos múltiplos e únicos ao mesmo tempo. Em La voz de la diosa Entropía (2022), fascinado pelo conceito científico e filosófico de que o mundo tende a desordem, o artista personifica a conhecida lei da física em uma figura feminina e sagrada, que inspirou o caráter existencial do projeto.
O músico está em turnê de encerramento do seu nono disco, La voz de la diosa Entropía. No dia 16 de Junho, o artista uruguaio chega a Belo Horizonte para tocar pela primeira vez na cidade, no Teatro de Bolso Sesiminas. Na sequência, ele ainda segue para Foz do Iguaçu (22) - Porto Alegre está com a data em suspenso por ora, antes, no início de Maio, a turnê começou com duas datas em São Paulo, no Sesc Pompéia, depois seguiu para a Argentina e de volta ao Brasil, Florianópolis (12) e Curitiba (14) também estão na agenda. Ingressos à venda aqui.
Para se despedir do álbum, ele apresenta um show solo apenas com seu violão. Em tempos de tantos recursos tecnológicos, Daniel se propõe a um novo formato de show: “não depender de programações, não depender de pedais, não depender de nada. É um desafio grande, eu estou com muito medo, porque, na verdade, é como subir nu num palco. É pior que subir nu. Eu poderia subir nu sem problema”.
E o processo de montar o show tem sido bastante rico: “Passei a mergulhar dentro das músicas com muito, muito foco: no jeito em que eu canto, no jeito que eu toco, no tempo em que eu toco essas canções e começaram a acontecer coisas muito interessantes, muito mágicas, como viagens com canções que já toquei mil vezes, mas que foram ganhando outras formas. Meu desafio, e não sei se vou atingir esse ponto, é conseguir fazer essa viagem em cima do palco e levar a plateia junto”, diz o artista que no álbum fala sobre a relação com o caos e a ordem e, consequentemente, a busca pelo equilíbrio.
Foto: Renato Perobelli
OUÇA O DISCO AQUI
SERVIÇO
Daniel Drexler @ Teatro de Bolso SESIMINAS
Data: 16 de junho (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro de Bolso SESIMINAS
Endereço: Rua Padre Marinho, 60
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/93719
Classificação: Livre
Comments