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Foto do escritorAlexandre Biciati

Phono de Cara Nova: entenda a mudança da marca.

Criado em 2012, o logotipo do site Phono Brasil mimetizava as formas geométricas da bandeira nacional a partir da sobreposição do disco sobre as capas do vinil. A tipografia serifada e a cor laranja foram escolhida para dar um ar retrô à marca, buscado aproximação com as identidades das gravadoras e selos da época áurea do formato.

Apesar de bem resolvida para aquele momento, a marca passou a sofrer alguns desafios de aplicação logo que as redes sociais tomaram conta da internet - seja para se encaixar a formatos menores e máscaras redondas, seja para aplicações mais reduzidas. A marca chegou a passar por uma evolução sintética para aplicações em novas demandas de projetos e canais secundários como o Phono Cast, o Phono Class e o Phono TV.

A partir de 2023, o projeto Phono Brasil ousa novas empreitadas, a começar pela mudança de atuação, nova equipe e total reformulação do site que, antes dedicado a conversar com o mercado de vinil, agora atua jornalisticamente em todas as vertentes da produção musical. Isso pediu uma nova identidade gráfica e o desafio era modernizar as linhas para comunicar a nova fase. A primeira decisão foi abandornar o suflixo BRASIL da marca que passa a ser conhecida como PHONO.

A inspiração do novo logotipo veio da representação gráficas dos pulsos sonoros que é facilmente compreendida pelo mercado musical e entusiastas. A tipografia acompanhou a forma fluida, com traços suaves e harmônicos. Da marca anterior, herdou a forma do losango, presente na bandeira, e que foi o ponto de partida para desenho do grid. Os três pontos, antes de depois da palavra PHONO, ajudam a dar entendimento do conceito sonoro, ao passo que transmitem uma ideia reticente e textual que antecede e sucede a assinatura. As cores quentes também evoluíram para o degradé que é atual e mais dinâmico.

O resultado foi um logotipo de fácil entendimento conceitual, ótima leitura e muito versátil quanto às possibilidades de aplicação. A nova marca PHONO tem energia, movimento e equilíbrio. Pode ser lida, sentida e ouvida, sendo assim, coerente com o próprio negócio.


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